[QUEM IMPACTAMOS]
Potencial e Cultura embasaram o crescimento do negócio – Goop

Em 2015 a Goop, empresa do setor de peças automotivas fundada em 2000, estava vivendo grandes desafios em função do rápido crescimento de mais de 3x em 4 anos e falta de processos e gente para suportar o novo patamar de negócio.

O objetivo da Goop era continuar crescendo acima de 20% ao ano. Além disso era preciso organizar sua estrutura para fazer frente ao médio e longo prazo. A grande transformação começou com a chegada do André na empresa em 2009. Ele trouxe grandes inovações e muito gás compartilhando a gestão junto com a Fátima, fundadora e sua mãe.

O PROJETO

Os sócios tinham claro para onde queriam levar a empresa e dúvidas sobre o quanto ela estava pronta para o próximo ciclo de crescimento. Iniciamos portanto com o Mapeamento do potencial da liderança, inclusive dos acionistas. Diagnosticamos desse modo se as pessoas tinham a capacidade necessária para fazer frente a esse novo ciclo de crescimento. Assim, com o potencial aferido, alguns profissionais mudaram de posição e outros foram contratados.

O gargalo seguinte estava na falta de confiança entre times e líderes e no próprio time de gestão. Demos início então às Oficinas de Feedback, que elevaram o nível de transparência e criaram um espaço para conversas francas.

A partir da identificação dos pontos fortes e dificuldades de cada um iniciamos o Mentoring com os sócios e o RH. O foco era aprimorar a gestão, redefinir os papeis e criar um formato de administração que sustentasse plenamente o negócio. Apoiamos dessa forma a Goop em todos os momentos de decisão, tanto com estratégias de contratação, mapeamento de contexto, definição de atividades e acompanhamento de resultados de cada área.

Em seguida, tornou-se mais latente a falta de um norte único compartilhado. Aqui nossa principal contribuição foi na Co-criação da Missão, Visão e Valores o que resultou num alinhamento mais efetivo da estratégia de curto e médio prazo.

HOJE

Atualmente a empresa está em franco crescimento e expansão, mudou-se de sede, criou 15 novas filiais e está investindo em tecnologia para atendimento de manutenção dos carros. Seu foco no cliente e no profissional interno é sua grande missão. André lidera a empresa com seu jeito inovador e empreendedor. Sua mãe continua a frente das ações de on boarding, sendo guardiã da cultura de laços fortes e de cada um vestir a camisa da empresa. Juntos, eles souberam tirar o melhor de cada um, azeitando as relações e trazendo maiores resultados para a organização.

 
 
 

FEEDBACK DO CLIENTE

Segundo André ‘Um processo ou uma tecnologia se copia em 3, 6 meses, até com melhorias, mas qualquer movimento da cultura leva 3 anos. Não tem investimento mais valioso do que olhar para a forma como fazemos as coisas, os comportamentos e a formação do time. O grande diferencial do trabalho conduzido pela People & Results é poder enxergar na prática como o comportamento se liga a estratégia do negócio e a forma de influenciar e evoluir nessa engrenagem, via um trabalho que conduziram com grande profundidade e clareza, essenciais para que o processo tenha de fato consistência.’

André lidera a empresa com seu jeito inovador e empreendedor. Sua mãe continua a frente das ações de onboarding, sendo guardiã da cultura de laços fortes e de cada um vestir a camisa da empresa. Juntos, eles souberam tirar o melhor de cada um, azeitando as relações e trazendo maiores resultados para a organização.

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