CONTEÚDO E MÍDIA

Recompensa tradicional x ágil, o que muda?

 

Por Maria Candida Baumer de Azevedo I Fevereiro de 2019

A gestão de pessoas ágil difere da tradicional na forma de selecionar, avaliação e desenvolver pessoas. Igualmente, como se trata de uma mentalidade diferente, a recompensa tradicional x ágil também apresenta diferenças.

Veja o que muda e mãos a obra!

MODELO TRADICIONAL MODELO ÁGIL
O salário é um motivador muito importante. O salário é fator higiênico, básico.
Apenas gestores reconhecem e recompensam. Todos podem reconhecer e recompensar.
O reconhecimento é feito raramente.Frequentemente o reconhecimento acontece.
Grandes prêmios são entregues.Pequenos prêmios são dados.
A recompensa acontece de forma privada e até velada.A recompensa acontece publicamente, com seus motivos sendo escancarados.
Reconhece-se resultados. Reconhece-se comportamentos.
Distribuição de salários é percebida como injusta.Justiça é o aspecto mais importante.
Equipes e indivíduos não são envolvidos na definição dos salários. Times e indivíduos podem definir os próprios salários.
Salários são secretos, é informação confidencial.Salários podem ser transparentes.
O bônus é calculado por performance, criando um efeito de sandbag*, onde a pessoa se sente no direito de receber. Divisão de lucro, recompensa financeira desconectada das conversas de feedback.
Os valores e tempos de recompensa e reconhecimento acontecem de acordo com o planejamento e orçamento.A evolução considera a comparação com o período anterior, pois planejamentos são feitos para ciclos curtos, mensais ou no máximo trimestrais.
ADAPTADO DE Thoren, Pia-Maria. Agile People: A Radical Approach for HR & Managers. Lioncrest Publishing, 2017.

*O efeito sandbag da remuneração variável tradicional. Surpreendentemente, quando o bônus está a atrelado a metas, definidas em cima de planejamento de longo prazo, o foco do profissional deixa de ser ‘o que faz mais sentido pra empresa naquele momento’ e passa a ser ‘o que vou fazer para garantir o meu bônus’. Com isso a energia é direcionada para frentes que pouco atendem ao que o negócio realmente precisa. Por fim, o risco é minimizado assim como os esforços.