Cocriação de Propósito, Visão e Valores
PARA EMPRESAS

COMO CHEGAR SEM
SABER PARA ONDE IR? QUAL O REAL SIGNIFICADO DO QUE FAZEMOS?

 

Cocriação de Propósito, Visão e Valores, entenda o que é isso passo a passo.

Cocriação de Propósito, o que é isso?

Um processo colaborativo de construção onde os diferentes stakeholders participam da construção da razão de existir da empresa. E a identificação da sua contribuição como time e indivíduo para aquele sentido maior. Cada um reflete sobre seu propósito pessoal e como ele se conecta ao empresarial.

Ter e conhecer o propósito é pedra fundamental para embasar a mentalidade ágil de trabalho.

O maior trunfo da cocriação está na diversidade de pontos de vista considerados, combinando a profundidade de quem mais conhece do negócio com poderosos estímulos externos de reflexão.

Isso é importante?

Na era industrial, a geração de lucro era o motor que dava significado pro trabalho. Com o aumento do nível de consciência do ser humano, na era da participação, as pessoas buscam um propósito maior, que dê sentido para o seu trabalho, o motivo de acordar todos os dias de manhã e ir trabalhar.

E o destino?

Com a consciência e concordância sobre o propósito, o passo seguinte é a definição de rumo, a visão. Para onde vamos e como agregamos maior valor ao cliente. Usando técnicas de cocriação, se define o grande sonho, o Everest a ser conquistado. E isso se traduz em OKRs (objectives and key results), mensais ou trimestrais.

Como ficam as regras do jogo?

O radar de valores identifica o que já é fundamental e o que é inadmissível naquela cultura. Esses são os valores vividos, as regras do jogo para chegar no Everest.

A cocriação de Propósito, Visão e Valores gera definição. Seguido pela divulgação e sustentação, há maior alinhamento de conceito, forma e princípio. Isso reduz desperdício e aumenta resultado e felicidade.

 

SOBRE AS ETAPAS DO PROJETO

 

RADAR DE VALORES
Levantamento qualitativo e quantitativo dos valores. Uma abordagem interna levanta o que é percebido pelos profissionais e o olhar externo captura o que é absorvido pelos clientes e demais públicos.

COCRIAÇÃO DE PROPÓSITO E VISÃO
Atividades de construção coletiva levam a definição do propósito (a razão de existir da empresa) e da visão (seu objetivo maior de longo prazo). Esses são os dois pilares a partir dos quais é definida a estratégia macro, o caminho para chegar lá.

REFINAMENTO DE VALORES
Os valores levantados pelo Radar são apresentados. Agora, considerando a estratégia de longo prazo, os participantes filtram o que deve ser mantido, incluído, excluído e divulgado.

DÚVIDAS? ENVIE UMA MENSAGEM!




Coloque todos os profissionais da cia em uma rota só.

Conteúdos relacionados