CONTEÚDO E MÍDIA

O Mundo V.U.C.A.

 

A definição é mais antiga do que parece. Foi criada na década de 90 dentro do ambiente militar nos EUA. Foi utilizado esse termo, na época, para definir o momento que estavam vivendo pós-guerra fria, porém, logo o ambiente corporativo incorporou o mesmo conceito, se vendo na mesma dimensão.

Ele facilmente se aplica em nosso momento de transformações na velocidade de luz. Mercados, politica, economia, comportamento, gerações cada vez mais difícil de se prever por muito tempo. O impacto dessas rápidas transformações sequer é possível de medir. E o que temos a ver com tudo isso?

Com toda certeza, sua carreira, sua empresa, sua vida está cada vez mais sofrendo as consequências, veja abaixo a definição do mundo em cada uma das letras:


Volatilidade

 Numa natureza volátil, não há como prever mais nada. A mudança é a única certeza. Acordamos de um jeito e vamos dormir de outro.  Portanto estar pronto para lidar com o inesperado é a capacidade para lidar com a volatilidade, então a resiliência continuará em perspectiva.

Incerteza:

Lidar com incertezas será uma competência extremamente requerida. Nada mais é previsível, o que deu certo até aqui, pode não ser mais o ideal. Aqui a mentalidade ágil é a forma para questionar qualquer certeza para continuar, flexibilidade para lidar com o novo e abandonar a sua própria ideia muitas vezes.


Complexo

São muitas variáveis o que fica ainda mais difícil para conectá-las. A conectividade entre as pessoas e coisas e interdependência delas adiciona complexidade nas soluções dos problemas. Não há como prever algo de forma isolada, porque o mundo está em total ligação. Portanto, compreender essa complexidade e se adaptar a ela se torna uma competência importante.

Ambíguo

Os significados mudam, as circunstâncias também, e tudo tem dois ou mais lados. A realidade nem sempre será clara, muito menos os passos a seguir.Trabalhar nesse mundo cinza é uma habilidade de quem lidará melhor com as respostas menos específicas. Tomar decisões num mundo sem respostas preto no branco, exigirá coragem de arriscar.

E você? Na sua vida pessoal e profissional está preparado para o mundo V.U.C.A.?

#peopleandresults #reflexoesdeferias