CONTEÚDO E MÍDIA

Porque nunca devemos parar de aprender?

 


O conceito em inglês Lifelong Learning quer dizer

Aprendizagem ao longo da vida. Termo que diz muito sobre continuar aprender e reaprender, em qualquer âmbito da vida pessoal, profissional, etc. e que independe de idade, gênero.


Paramos para pensar o seguinte:

Os temas do curso da faculdade que fiz há 10 anos atrás continua atualizado para os dias de hoje? Se sua resposta foi não, é porque algo em tudo que você já aprendeu, simplesmente mudou. Até porque, você deve conhecer alguém que fez uma faculdade e hoje trabalha em outra carreira.


Com a intensa vinda da tecnologia:

 Robôs, inteligência artificial, novos métodos, fica cada vez mais evidente que que há uma transformação na nossa  forma de trabalhar. E aí, só aquela educação formal na escola para de ser suficiente para essa avalanche de novidades. Portanto não vamos, duvidar de que a educação formal não seja importante, mas não será suficiente nesse ambiente.

Mas temos que pensar que as experiências e práticas vividas terão seu valor inegavelmente ainda mais ressaltados. Estar a frente de decisões ou participar delas faz com que você desenvolva ao longo de sua vida habilidades e competências necessárias para novos desafios. Até seus erros e fracassos serviram e servirão para sua carreira a frente.

Querendo saber mais sobre o conceito, há o Institutefor Lifelong Learning que dissemina o termo e diz que esse aprendizado deve acontecer cruzando diversos temas durante toda a vida, promovendo aprendizados além da formalidade. Isso tudo quer dizer que nos tornamos ‘eternos aprendizes’.

Esse novo conceito, embora seja simples, na prática pode ser difícil de acontecer. Isso porque nós mesmos, achamos que as experiências nem sempre são aprendizados. Além disso, muito se valoriza a formação acadêmica em detrimento da formação da vida.

Se manter informado, atualizado e em constante aprendizado, fará com que você esteja preparado para esse mundo repleto de oportunidades que vem pela frente. Essa com certeza será (se já não é) uma grande habilidade do profissional do futuro.

Aproveite para conhecer mais do conceito e como aplica-lo no site do Institute for Lifelong Learning.

#peopleandresults #reflexoesdeferias